Todos querem alcançar resultados através dos buscadores da internet, pois estas são as ferramentas mais eficientes para alavancar os acessos do seu site. Por esse motivo, iremos abordar alguns pontos importantes para deixar o seu site em primeiro lugar no Google.
Os 4 pontos mais importantes para colocar o seu site em primeiro lugar no Google
Para colocar seu site em primeiro lugar no Google, há 4 pontos importantes e determinantes para serem levados em conta e, assim, alcançar este objetivo. Estes 4 pontos importantes obedecem diretrizes lineares a forma como as pessoas, costumam manifestar interesse por determinados assuntos. Cada um destes pontos importantes, possuem uma ou mais particularidades inerentes que os tornam tão importantes.
Esses 4 pontos importantes são: Palavra Chave, Relevância, Autoridade e Estrutura da Página.
Qual palavra-chave usar para ficar na primeira página do Google?
Escolha a palavra-chave certa para o seu negócio: Determina qual o tipo de termo, assunto, ao qual o seu site ou página do site irá representar. A palavra-chave será o termo pelo qual você gostaria que seu site ou uma determinada página do seu site, sejam encontrados através da internet. Por exemplo, uma empresa que fabrica e vende bolos para aniversariantes, naturalmente, poderia utilizar a palavra-chave “confeitaria” com um termo a ser vinculado ao seu site, este termo poderia ser utilizado por uma pessoa, a hora de realizar uma busca através do Google ou por qualquer outro buscador disponível na internet. A escolha certa da palavra-chave para o seu tipo de negócio, poderá ser determinante para o sucesso do seu empreendimento. Então, fique atento para os tipos de palavras-chaves, seu volume de busca e concorrência.
As palavras-chaves estão divididas em dois grupos bem definidos:
Primeiro: Palavra chave abrangente:
São termos que muitos sites utilizam, portanto, são mais concorridos e com isso, são mais complexas as ações a serem tomadas para tonar-se autoridade sobre este termo, para chegar ao ponto de ficar em primeiro lugar no google com uma palavra chave abrangente. Um exemplo de palavra chave abrangente é “Hospedagem de Sites”, então, imagine quantos websites de empresas de hospedagem de sites existem na internet atualmente? De acordo com o Google, nesta data em que escrevo este artigo, ao fazer uma pesquisa usando este termo “Hospedagem de Sites”, existem aproximadamente 594.000 resultados de sites para esta palavra-chave. Isso não quer dizer que são quase 600mil sites concorrentes, mas sim, pelo menos quase 600mil páginas de sites que concorrem entre si, pelo primeiro lugar no Google, utilizando esta palavra chave. Mas, se tratando de hospedagem de sites, este termo mesmo que abrangente, torna-se muito útil e relevante para qualquer uma destas empresas, uma vez que elas podem atender clientes de qualquer parte do Brasil. Sendo assim, uma palavra abrangente, seria de grande utilidade e lucratividade para este tipo de negócio.
Segundo: Palavra chave específica ou de cauda longa:
São palavras mais específicas e por isso, com menor concorrência, também são mais fáceis de conseguir um ótimo posicionamento na primeira página do Google e que podem ser mais eficientes que palavras-chaves abrangentes, que geralmente são de maior concorrência e podem atrair visitantes fora do perfil desejado. Um exemplo de palavra-chave específica é o termo “Instalador de Portas Zona Norte”. Esta palavra-chave remete um tipo de profissional regional, que presta serviços para uma localidade específica, então, intuitivamente, quem faz a busca por instalador de portas, automaticamente vai adicionar no termo de busca o bairro ou a região de atuação deste profissional. Isso garante que a pesquisa seja mais eficiente e que os resultados obtidos deverão mostrar sites de profissionais dentro do perfil procurado. Neste caso, o termo “Instalador de Portas Zona Norte”, possui apenas 24mil resultados no Google, enquanto o termo abrangente “Instalador de Portas” possui 419mil resultados no Google, que por sua vez, podem incluir páginas ou sites de profissionais de qualquer região do Estado, capital e interior, ou até mesmo, de qualquer outro lugar do Brasil e isso seria inviável para o visitante do site, quanto para este tipo de profissional a prestação de serviços de instalação de portas, para localidades muito distantes. Por este motivo, palavras-chaves abrangentes para serviços locais, não são indicadas e podem representar um certo transtorno para este tipo de profissional, que iria passar a receber dezenas de contatos diários de um plublico alvo, muito fora do perfil esperado.
Volume de busca por palavra-chave:
O próprio Google disponibiliza um sistema chamado “Planejador de palavras-chave” que mede quantas vezes uma ou mais palavras chaves foram pesquisadas nos últimos 12 meses, além disso, esta ferramenta apresenta um número médio de pesquisa mensal da palavra-chave, para ter como base qual será a volume médio ou total que seu site poderia receber por mês, sem contar a concorrência e sua posição no page rank do Google. Em outras palavras, serve apenas para saber se a palavra chave em questão, possui ou não um volume de pesquisa significativo, para que possa ser utilizado como um termo chave de destaque para o seu site e possibilitar, que este seja encontrado através dos sistemas de busca na internet.
Google Trends:
Esta ferramenta serve para estabelecer comparações e tendencias de pesquisas para duas ou mais palavras-chaves dentro dos últimos 12 meses, ou seja, podemos identificar através de gráficos estatísticos todo o volume de pesquisa entre duas palavras chaves, para saber qual palavra chave se destaca sobre a outra em termos de busca, por exemplo: “Desenvolvimento de Sites” e “Criação de Sites”, qual destas palavras chaves tem maior preferencia pelas pessoas na hora de informar de fazer uma pesquisa? De acordo com o Google Trends a resposta para esta pergunta é “Criação de Sites” que apresenta tendencias de pesquisas, absurdamente mais expressivas que o seu termo concorrente. Além disso, também é possível através do gráfico estatístico, algumas tendencias de pesquisas ao longo do ano, como por exemplo os meses que a palavra-chave tem maior e menor procura através do buscador do Google.
Qual relevância o conteúdo deve ter para ficar no topo do Google?
Este termo “relevância”, está diretamente ligado ao quanto o assunto é interessante, útil, bem elaborado, com riqueza de detalhes, com ótima didática e foco no aprendizado, estimulando a interatividade e compartilhamento da informação. Quando dizemos sobre compartilhamento de informação, abordamos a relevância do assunto e o compartilhamento voluntário deste assunto verdadeiramente relevante, não estamos falando de um simples botão ou texto no rodapé da página escrito: compartilhe com os amigos. Este botão pode e deve existir no rodapé do seu site, más, terá que ter em mente que as pessoas façam isso de bom grado, voluntariamente e será melhor ainda se fizerem isso instintivamente! Se o conteúdo for muito relevante, causar grande impacto nas pessoas, então instintivamente elas irão compartilha a sua página e o conteúdo poderá se tornar “viral”. Lembrando que o conteúdo precisa ser exclusivo, não pode ser plágio de outros sites, pois o Google sabe identificar rapidamente conteúdos plagiados de outros sites da web.
Trabalhando a didática do assunto abordado:
Sempre que possível, use links em termos complexos que necessitem de uma explicação mais específica, como por exemplo, caso esteja falando de um assunto que aborde diversas particularidades e entre elas, exista algum termo que mereça uma atenção maior, crie uma página para abordar de forma mais detalhada este termo em específico, assim, toda vez que o termo em questão for abordado em algum artigo do site, utilize este próprio termo como um link para a página que melhor explica esta informação. Exemplo, toda vez que um artigo aborda o termo “Inbound Marketing”, este termo apontará para uma página que irá abordar este termo por completo, para expor todas as informações necessárias para o seu devido entendimento. Assim o texto do artigo não fica muito extenso e seus demais artigos não terão blocos de textos com informações repetidas, por abordarem termos comuns para uma vasta gama de assuntos distintos, más que estão interligados de alguma forma através destes termos tão comuns, porém complexos para serem explicados. Esta segmentação de conteúdo, garante que os artigos fiquem mais objetivos para quem já está familiarizado com os termos abordados e também, tornam-se de mais fácil entendimento para pessoas leigas no assunto. Além disso, também é bastante recomendado o uso de imagens para melhor ilustrar o assunto abordado, que sirva como exemplos ou referência visual para detalhes bem específicos, abordados no artigo, outra dica, está relacionada ao tamanho do texto do assunto abordado, pois pesquisas feitas pela Search IQ, apontam a maioria das páginas dos sites que estão em primeiro lugar no Google, possuem em média 2.500 palavras.
Qual a autoridade necessária para o site ficar na frente da concorrência?
Construa sua autoridade sobre o assunto abordado: Você terá que ser uma referência no mercado sobre o assunto abordado e de tal forma, que outros sites, principalmente de notícias, queiram colocar o seu site em evidência, simplesmente criando artigos e reportagens sobre o seu produto ou serviço. Desta forma, estes outros sites irão divulgar seu trabalho, dando ao seu site grande autoridade sobre o assunto abordado. Quanto maior for o site de notícias e maior for o seu destaque, maior será a autoridade do seu site. Quanto mais sites de notícias fizerem o mesmo, maior ainda será sua autoridade sobre o assunto abordado. Mas isso não resume-se apenas a sites de notícias, também poderá ter ajuda sites grandes de parceiros, dos quais seu site possa vir a conquistar e ter como parceiros, então uma site de grande popularidade poderia ter uma seção de parceiros e referenciar o seu site como um parceiro, isso também ajuda a aumentar a autoridade do seu site. Autoridade é um dos fatores importantes e porque não dizer, talvez o mais importante para colocar seu site em primeiro lugar no google.
Outra forma de aumentar a sua autoridade é através do nome da empresa, ou seja, da sua marca. Basicamente se você tiver uma marca bem específica, que seja única, e este nome for citado em diversos sites, estes sites por sua vez, estarão divulgando o seu site involuntariamente e agregando autoridade a ele. Como por exemplo o nome Google, não existe tradução, não existe outra empresa com este nome e toda vez que eu cito a marca Google nesta página, até mesmo os buscadores de outras empresas como Yahoo e Bing, conseguem relacionar o termo Google com a maior empresa de busca da internet. Isso proporciona maior destaque e autoridade ao Google sobre o que ele faz. O mesmo acontece com a Apple, que apesar de ter um nome abrangente, ou seja, pode estar relacionado a diversos tipos de assuntos, pois em inglês a tradução da palavra Apple significa maçã e que pode ser vinculada a um tipo alimento, ingrediente para bolo, sabor de suco industrializado, entre outros assuntos, ainda assim, a Apple conseguiu conquistar a autoridade sobre esta palavra-chave, sobre este termo “maçã” através dos buscadores disponíveis na internet. Isso é possível porque a maioria dos sites disponíveis na internet, quando utilizam o termo Apple, maçã em inglês, estão referindo-se à empresa Apple e não à fruta e aos seus atributos nutricionais. Isso garante então, autoridade para a Apple sobre a palavra-chave: maçã.
Para conseguir obter autoridade sobre um assunto ou palavra-chave em específico, isso não poderá ser feito da noite para o dia através da internet e seus buscadores, como podemos observar nas informações acima, primeiramente é necessário conquistar a confiança dos grandes sites que são os maiores influenciadores da internet, para então, através dessa influência, disseminar esta autoridade através dos sites menores, uma vez que muitos sites pequenos, utilizam as notícias postadas nos sites grandes, para postar como conteúdo informativo em seus respectivos sites, criando assim, uma grande teia de compartilhamento de informação. Em outras palavras, não basta ser apenas relevante, precisa ser influente. Isso pode ser facilitado através contratação de serviços de assessoria de imprensa.
A estrutura da página otimiza a sua indexação no Google.
Organize a estrutura contextual da página: Este é um fator que pode determinar o quão acessível ou inacessível sua página pode ser. Por exemplo, algumas páginas podem utilizar recursos que não são compatíveis com todos os navegadores, computadores ou aparelhos móveis, um destes recursos é conhecido como “Flash”, que resume-se em animações gráficas que proporcionam aos textos e imagens, moverem-se pelo site, criam um visual interessante e bem dinâmico, mas este tipo de recurso não é algo nativo dos navegadores, por esse motivo, quem não tiver o plugin do Flash Player instalado, configurado e ativado no navegador, não conseguirá visualizar o site ou parde dele. Este plugin está disponível apenas para computadores, ou seja, tablets e celulares não conseguem carregar sites que utilizam este recurso de animação gráfica. Além do Flash, existem diversos outros fatores que influenciam no carregamento da página, visibilidade em dispositivos móveis, tais como tablets e celulares e demais fatores que ajudam ao Google identificar o quão organizado é o conteúdo do seu site. Como são muitos fatores, farei uma lista numerada logo a baixo para tratar de cada um deles:
1) Vamos falar um pouco mais sobre o Flash e mais algumas razões para NÃO UTILIZAR ele em seu site.
Primeiro – O Google não consegue interpretar sites em Flash:
O próprio Google relata que o seu sistema de indexação de conteúdo não consegue identificar textos e palavras chaves que estejam dentro de uma animação em Flash. Para ser mais específico o buscador do Google identifica o Flash como um tipo de mídia gráfica, semelhante a um vídeo ou fotografia.
Segundo – Nenhum tablet ou Celular consegue carregar sites em Flash:
Conforme as tendencias de mercado, temos uma grande maioria de internautas que navegam na internet utilizando dispositivos móveis, tablets e celulares, por este motivo o Google entende que sites que utilizam Flash devem aparecer em posição inferior , quando comparados a sites com mesma pontuação de PageRank, mas que não utilizam animações em Flash. Em outras palavras, animações em Flash pode ser considerado como um inimigo do SEO “Otimização de Sites” para buscadores de internet.
2) Responsividade, ou seja, website que funciona em dispositivos móveis.
Conforme informado, uma tendencia é que em breve os tablets e celulares possam superar os computadores em relação aos acessos dos sites através da internet. Pesquisas feitas pelo IBGE apontam que em 2016, 43% das pessoas que tinham celular e internet, utilizam apenas o celular para navegar pela internet. Sendo assim, há uma grande necessidade de que os sites estejam preparados para atender esta massa de acessos originárias de dispositivos móveis. O Google também de olho nesta tendencia, avalia e pontua, sempre de forma automática, sites que estejam preparados para receber visitantes utilizando tablets e celulares.
3) Os títulos das páginas e a descrição, devem estar relacionados à plavra-chave escolhida.
Todas as páginas do site devem ter um título e uma descrição única, que melhor referencie o assunto abordado. Estes títulos e descrições de áginas devem conter a palavra-chave, preferencialmente no início do texto, para uma rápida identificação do internalta e não correr riscos do título ser grande demais e a palavra-chave nem mesmo aparecer, caso esta esteja no final de um título ou descrição muito extensa. Por esse motivo, devemos abordar a palavra-chave em foco o mais próximo possível do início do texto. Também deve-se levar em conta possíveis padrões de títulos e descrições, para que este padrão seja utilizado em todo o site, como por exemplo:
Título – Página de Serviços:
MeiaBoka Ltda – Venda de Suprimentos Eletrônicos
Título – Página de Contato:
Contato – MeiaBoka Ltda
Isso deveria ser ajustado da seguinte forma, levando-se em conta um padrão para leitura e interpretação do Google:
Título – Página de Serviços:
Serviços – MeiaBoka Ltda
Título – Página de Contato:
Contato – MeiaBoka Ltda
Os títulos dos sites precisam ser atraentes e coerentes para o visitante:
Quanto o assunto é atrair a atenção do internauta, deve-se levar em conta as necessidades do visitante, seu nível de curiosidade e vantagens que pode proporcionar a ele. Exemplo:
Pizzaria Zona Norte – Confira! Qualquer Pizza Por Apenas R$ 19,99 cada!
A Descrição da página deve ser coerente com o que é informado no título:
Na descrição da página, deve conter um resumo do conteúdo abordado na página, como por exemplo:
Localização da Pizzaria: Zona Norte – São Paulo / SP – São mais de 70 tipos de Pizzas, por apenas R$ 19,99 cada. Atendimento Delivery: 11 0000-0000 – Todos os dias das 18h as 00h.
A Palavra-Chave em foco deve estar presente na descrição e no título da página:
Conforme os exemplos de títulos e descrição acima, podemos destacar que a palavra em foco deve ser o termo: “Pizzaria Zona Norte“.
Lembrando que cada página deve ter sua própria descrição, seu próprio título e sua própria palavra chave, para que o Google não venha a interpretar que o site possui conteúdos duplicados ou ambíguos. Além disso o título da página deve ter em média 55 caracteres e no máximo 70 caracteres, enquanto a descrição deve ter no mínio 120 caracteres e no máximo 150 caracteres.
4 ) – Inclusão de imagens e descrições nas imagens.
O Google entende que sites que possuem imagens são mais atraentes, visualmente melhor elaborados, melhor organizados e didaticamente mais fácil de se interpretar. Por isso é de grande importância utilização de imagens no site, porém, como no caso do Flash, os mecanismos do google não entende qual é o termo que melhor define a imagem utilizada no site, sendo assim, há necessidade de colocar no atributo descritivo da imagem, um texto descritivo que resume o contexto da imagem. Por exemplo, se por acaso ocorrer um problema no site e por engano as imagens da páginas forem apagadas, então, este texto descritivo irá aparecer no lugar das imagens que não foram carregadas. Isso irá dar ao visitante uma noção do assunto que as imagens, que não está carregam, abordam. Outra utilidade para este texto descritivo é na hora de realizar uma busca por imagens, utilizando a ferramenta do Google, ao digitar por exemplo “Marketing Digital” no Google imagens, será exibido uma lista de imagens relacionadas a este assunto. O nome do arquivo da imagem também conta nesta abordagem, por exemplo, uma imagem com o nome: marketing-digital.jpg – também está relacionada com o termo em questão. Mais uma utilidade para este atributo, está relacionada ao leitor de telas de computadores para deficientes visuais, assim o computador consegue identificar a descrição de imagem e ler isso para o visitante deficiente visual, garantindo que todo o conteúdo da página seja interpretado até mesmo por quem não consegue enxergar.
5 ) URLs amigáveis também são muito importantes para o SEO da página.
As URLs amigáveis é como são chamados os endereços dos sites que utilizam as palavras-chaves em foco, dentro do contexto da URL, por exemplo:
www.seusite.com.br/marketing-digital
Desta forma a palavra-chave em foco seria a palavra “marketing-digital” e este tipo de abordagem costuma ser bastante relevante para o posicionamento do seu site no ranking do Google, uma vez que esta URL iria trabalhar em conjunto com o título e a descrição da página, reforçando assim a enfase sobre o assunto abordado. Quanto maior a objetividade, enfase e coerência entre a URL, título e descrição da página, melhor será o PageRank da página.
6 ) Os cabeçalhos são importantes para destacar a palavra-chave no conteúdo da página.
Heading Tags são cabeçalhos formatados em HTML pela Tag (H1,H2,H3…). Preferencialmente, devemos começar o texto da página utilizando um cabeçalho H1, contendo a palavra-chave em foco. Depois disso, deve-se utilizar, se possível, ao menos 2 cabeçalhos H2 ao longo do texto, contendo a palavra-chave em foco. Os demais cabeçalhos da página podem ser padronizados como H3. Esta metologia de formatação de texto, além de dar relevância ao PageRank do Google, facilita a leitura do internauta na hora de identificar os pontos mais importantes do texto ou as separações dos blocos de informações que ele possui.
7 ) Tempo de carregamento da página também pode implicar no PageRank do site.
Caso o seu site possua muitos fatores que dificultem o seu carregamento de forma rápida e objetiva, isso poderá influenciar no PageRank da sua página de forma negativa. Se o seu site possuir muitas imagens grandes, pesadas, conexão com vários conteúdos externos, tais como: Videos do youtube indexados no conteúdo da página, postagens do twitter, plugin do Facebook que indexa informações de sua fanpage, fotos do Flickr indexadas na página, podcasts do SoundCloud, entre outros, tudo isso depende do desempenho destes sites de terceiros que por sua vez, podem apresentar uma certa lentidão no carregamento do seu site. Por esse motivo, devemos ter muito cuidado e pensar bem sobre a real necessidade de indexar conteúdos de sites de terceiros em sua própria página, já que o Google leva em conta com um fator importante de rankeamento o tempo de carregamento da sua página.
8 ) Utilizar links Internos para palavras-chaves relevantes.
Conforme já foi abordado nas informações sobre relevância do texto, se faz necessário utilizar links internos na página que apontem para outras páginas que melhor descrevem as palavras-chaves abordadas no texto do seu artigo. Desta forma o seu texto se torna rico em informações e ajuda o Google a identificar as páginas mais importantes do seu site.
9 ) Otimizar a experiência de navegação do usuário
Para garantir que o visitante tenha todos os recursos necessários para uma ótima experiência e navegação, devemos pensar em adicionar recursos de compartilhamento do conteúdo, tais como, botão de compartilhamento nas redes sociais e tags OpenGraph do Facebook e tags específicas de compartilhamento de conteúdo para o twitter.
10 ) Utilizar certificado digital SSL para site de vendas online – E-Commerce.
Sites de comercio eletrônico, mais conhecidos como sites de E-Commerce, devem utilizar certificados digitais SSL que é o protocolo de criptografia https “cadeado” para sites que necessitam de informações sigilosas dos visitantes, tais como, cartão de crédito, CPF, endereço e outras informações pessoais. Este fator é muito importante para determinar o rankeamento destes sites como páginas seguras para os internautas.
11) Redirecionamentos de páginas 301, para páginas removidas do site.
Estes redirecionamentos 301, visam garantir que a página continue indexada pelo Google, mesmo que ela tenha sido alterada de lugar, tenha mudado o nome da URL e isso impossibilite seu acesso sem o redirecionamento de página 301. O Redirect 301 é um termo técnico utilizado pelos desenvolvedores de sites, mas que também garante a autoridade e o PageRank da página sobre a sua palavra-chave, mesmo que ela tenha sido alterada de nome. Por este motivo, sempre que uma página tiver o seu endereço de URL alterado, deve-se aplicar este tipo de redirecionamento de endereço de página. Caso contrário, se isso não for feito, sua página vai para o final da fila do PageRank do Google.
12 ) Links quebrados e erros de ortografia prejudicam a credibilidade da página.
Quando o Google identifica muitos erros de página inexistente 404 ou de erros no servidor 500, sua página começa a cair no rankeamento do Google e os concorrentes começam a passar na sua frente. Então é importante ficar atendo e fazer uma revisão no site em relação a sua navegação, conferir se todos os links estão abrindo corretamente. Outro fator também que diminui a credibilidade do conteúdo do sites, são a ocorrência de muitos erros de ortografia ou de palavras que não existem em nenhum idioma. Este tipo de problema pode sinalizar seu site como uma possível página de spam ou de conteúdos de exemplo e que não representam nada de relevante.
13 ) Sitemap para auxiliar os buscadores na indexação do site.
O arquivo sitemaps.xml que costuma ser utilizado para indexar o site no Google Console Search, possui os parâmetros necessários para dizer quais páginas do seu website devem ser indexadas no Google, facilitando assim o serviço do mecanismos de busca para fazer o trabalho dele de forma bem mais prática e objetiva.
14 ) Utilizar o robots.txt para facilitar a indexação dos diretórios do site.
O arquivo robots.txt é utilizado para informar quais pastas do website poderão ou não, serem indexadas nos sites de buscas. Caso você tenha um ou mais diretórios que gostaria de não incluir na indexação do Google, tais como diretórios de administração do site, área de membros e etc, então este arquivo poderá informar os buscadores para que ignorem os respectivos diretórios.
Conclusão sobre: Como colocar seu site em primeiro lugar no Google.
Existem mais de 200 fatores positivos e negativos que poderiam ser expostos aqui, para determinarem o rankeamento de um site através do buscador do Google, porém, são estes os 4 pontos mais importantes abordados neste artigo, que servem aproximar ou até mesmo posicionar o seu site em primeiro lugar no Google, este 4 pontos também são os mais comuns e mais utilizados para este fim, além disso, os pontos mais relevantes e que melhor destacam as qualidades de uma página através do PageRank do Google. Caso haja alguma informação adicional ou alteração significativa sobre os detalhes abordados, nestes 4 pontos mais importantes para colocar o site em primeiro no Google, farei a atualização desta página para que estas informações permaneçam sempre atualizadas, conforme as diretrizes e as conformidades do PageRank Google.