De um ponto de vista pessoal, as mídias sociais servem para conectar pessoas com outras pessoas, assim, elas podem interagir entre si, criando um agrande teia de conexões com outros indivíduos. As redes sociais geralmente são criadas para manter esse contato entre as pessoas por longos anos, mesmo que esta conexão ocorra de uma forma passiva onde dois ou mais indivíduos estão conectados via redes sociais mas não interagem entre si, mas que atuam apenas unilateralmente ou com outros grupos de pessoas. Mas do ponto de vista empresarial, as mídias sociais servem para criar, manter e medir a audiência do negócio através da internet.
Qual a utilidade das mídias sociais para os negócios?
Para sermos mais incisivo neste assunto, as mídias sociais tem um papel fundamental no monitoramento da marca de uma empresa. Levando-se em conta que as mídias sociais são compostas por pessoas em sua grande maioria e todas conectadas entre sí, debatendo todo e qualquer tipo de assunto, incluindo experiências positivas e negativas de aquisição de produtos ou serviços, então, certamente o seu negócio está sujeito a receber feedbacks de internautas, para que assim, tenha uma noção de como o seu produto ou serviço esta sendo avaliado pelas pessoas. Por este mesmo motivo, as empresas desenvolvedoras de ferramentas com características de mídias sociais, sempre disponibilizam espaço para que empresas possam criar um perfil para interagir com os internautas, responder aos elogios e atender as reclamações, responder as dúvidas e ainda criar anúncios para atrair mais clientes para o seu negócio. Todos estes recursos possibilitam que a empresa possa criar uma audiência para o seu negócio, atraindo novos clientes e fidelizando os clientes já conquistados.
Criar a audiência para um negócio é algo muito importante e extremamente útil para os negócios, uma vez que isso possibilita conectar a sua empresa a grupos de centenas de milhares ou até mesmo, milhões de pessoas, dependendo da dimensão do seu público alvo. Por este motivo, cadastrar o seu empreendimento nas principais mídias sociais da atualidade, torna-se quase que um quesito obrigatório para o sucesso do seu empreendimento. Através dos feedbacks que a sua empresa receber pelas mídias sociais, será possível avaliar o desempenho do seu negócio, aceitação, problemas a serem corrigidos, pontos fortes, pontos fracos, deficiências, entre uma infinidade de detalhes que possam ser avaliados e aprimorados pela sua equipe de suporte e desenvolvimento. Basicamente as mídias sociais, servem como um sistema gratuito avaliação de desempenho do negócio, através feedbacks obtidos por pesquisa voluntária e que remetem dados estatísticos, extremamente confiáveis.
As mídias sociais também servem para compartilhamento de informação.
A principal atividade das redes sociais são o compartilhamento de informações de todo tipo. Algumas pessoas estão compartilhando coisas pessoais, enquanto outras compartilham notícias e outras fazem propaganda voluntária de algum produto ou empresa, ou seja, no geral todos estão sempre compartilhando algum tipo de informação. Este também é o combustível que mantém as mídias sociais sempre em alta, pois as pessoas são viciadas em consumir informação, seja ela útil ou não. Mas as informações úteis costumam ter mais destaques, maior audiência, melhores resultados de compartilhamento e maior alcance de pessoas.
Para auxiliar neste tipo de ação de compartilhamento de informação, algumas mídias sociais, implementaram recursos de metadados que otimizam este tipo de ação, causando maior impacto visual e despertando um maior interesse do internauta sobre o assunto compartilhado. Para exemplificar este tipo de recurso, vamos utilizar o sistemas de metadados do Facebook, conhecido como Open Graph. No caso, o sistema de metadados do Facebook possibilita que ao compartilhar o endereço de um site, dentro da sua plataforma do Facebook, este endereço de site possa exibir uma imagem ilustrativa, atrelada ao endereço da página compartilhada, além de um título e uma descrição para a página, totalmente customizáveis através de tags inseridas dentro código fonte da página compartilhada, através da plataforma do Facebook.
Segue abaixo um código de exemplo do Open Graph do facebook, seus atributos e logo em seguida o seu resultado visual dentro da plataforma do Facebook:
Código HTML contido dentro da tag <HEAD> do endereço da página compartilhada:
<meta property=”og:title” content=”Hamburgueria em Perdizes – São Paulo / SP” />
<meta property=”og:description” content=”Hambúrgueres tradicionais e deliciosos, pratos rápidos, porções, beiruth, bebidas, sobremesas e muito mais. Venha conferir: Rua João Ramalho, 1147 #compartilhe” />
<meta property=”og:url” content=”http://www.engenhariadohamburguer.com.br/” />
<meta property=”og:image” content=”http://www.engenhariadohamburguer.com.br/wp-content/uploads/2012/08/modelo-imagem-home.png” />
Resultado visual do compartilhamento da URL com o código acima:
As vantagens de utilizar metadados nas redes sociais:
Como é possível observar, nos atributos deste código HTML, estão todos os elementos exibidos na imagem, tais como: Título, descrição e imagem ilustrativa. Além disso, estes elementos apontam para a URL da página compartilhada, ou seja, quando o usuário da rede social clicar sobre esta postagem, ele será redirecionado para a página compartilhada na linha do tempo do Facebook.